Levantamento da Situação Existente
 – Diagnóstico das necessidades do cliente, da situação de sua base informacional e sistemas automatizados orientados às atividades meio, que possam ser integrados aos sistemas geográficos na qualidade de geradores de dados
– Modelagem do SIG com vistas ao atendimento das necessidades do cliente e sua sistemática de atualização;
– Captura do conhecimento tácito existente na instituição, utilizando técnicas de Gestão do Conhecimento
– Mapeamento dos fluxos de processos a serem incorporados ao SIG

Coleta de Dados geográficos
– Imagens de satélites;
– Classificação e registro de imagens de satélite
– Tratamento e classificação de fotografias aéreas tipo painel, através de referenciamento de campo
– Levantamentos de campo e mapeamentos
– Edição de cartografia digital
– Integração de imagens raster com representações vetoriais

Criação de Sistemas de Informação Geográfica – SIG
– Desenvolvimento de Sistemas de Informações Geográficas integrando imagens e representações gráficas a bancos de dados alfanuméricos
– Desenvolvimento de quaisquer aplicações em todas as áreas que possuam componentes espaciais a serem manipulados nas informações
– Saneamento e normalização de bancos de dados
– Desenvolvimento de interfaces entre os Sistemas de Informações Geográficas e os bancos de dados tornando as consultas mais amigáveis para os usuários
– Edição e criação de bases geográficas

As Bases Digitais elaboradas pela TESE são criadas a partir de Imagens de Satélites de alta ou médias resoluções, podendo ser criadas para áreas urbanas ou municipais contendo basicamente os seguintes layers de informações:

Bases Digitais Urbanas:
– Eixos de vias de logradouros
– Meio-fio
– Quadras
– Lotes
– Edificações
– Curvas de nível urbanas
– Hidrografia urbana (rios e lagos)
– Áreas verdes urbanas

Bases Digitais Municipais:
– Curvas de nível municipais
– Hidrografia municipal (rios e lagos)
– Bacias hidrográficas
– Sub-bacias hidrográficas
– Áreas verdes municipais
– Estradas
– Distritos

As ortocartas imagem são confeccionadas sob uma nova ótica, em que são necessários à aplicação de conceitos de topologia, por exemplo, o que conduz a uma produção digital direcionada.

Em sua produção são utilizados elementos como: MDT (Modelo Digital do Terreno) e pontos gps, que irão corrigir as distorções da imagem bruta durante o processo de ortorretificação. Também são realizados procedimentos de equalização da ortocarta imagem buscando sempre a criação de um produto de alta qualidade.

As ortocartas imagem são utilizadas principalmente em aplicações de geoprocessamento onde se buscam realizar análises através da sobreposição das diversas bandas das imagens, ou até criações de bases urbanas para gestão municipal.

Objetivando controlar os alvarás de construção desde sua análise e emissão, acompanhando seu trâmite até o envio da carta Habite-se, deverá ser criado o Sistema de Gerenciamento de Alvarás.

Deverá permitir o controle efetivo pelas fiscalizações e também informa ao Sistema de Administração de Receitas a respeito das novas construções sobre as quais passa a incidir o imposto predial urbano e não mais territorial, dentre outras funções.

A gestão urbanística e tributária geralmente trabalha com duas realidades territoriais nas áreas urbanas: as quadras legais, advindas do parcelamento legal do solo através de loteamentos primitivos aprovados e as quadras reais, originárias da implantação destes loteamentos (sempre existe uma diferença entre o que foi aprovado e sua implantação) e as ocupações irregulares ou clandestinas.

As Prefeituras são responsáveis pela emissão de certidões em relação a confrontantes numa quadra para dirimir dúvidas perante os Registros de Imóveis ou para subsidiar os processos de registros.

Para tanto, é necessário arquivar todas as transformações ocorridas nas quadras através de desmembramentos ou remembramentos. Em alguns casos, são necessárias certidões vintenárias. O resultado ao longo dos anos é a multiplicação das quadras legais em função da dinâmica das modificações ocorridas, tornando necessário o armazenamento e a recuperação destes documentos em ambiente controlado.

Este ambiente também envia mensagens de atualização para o Sistema de informações Geográficas em ambiente de geoprocessamento e o Administração de Receitas, permitindo, desta forma a total integração entre os sistemas e a consistência das informações neles contidas.

A TESE desenvolve soluções integradas para Prefeituras que visam:

Otimização da receita municipal através das seguintes atividades
– Elaboração de Plantas Genéricas de Valores
– Criação das bases cadastrais urbanas
– Levantamentos de campo para cadastramento
– Revisão ou Criação de Códigos Tributários
– Implantação de SIG
– Atendimento aos preceitos da Lei de Responsabilidade Fiscal

Soluções para otimização dos fluxos e processos
– Sistema de Controle de Alvarás
– Sistema de Gerenciamento das transformações da propriedade urbana
– Sistema de apoio à emissão de certidões sobre a propriedade urbana

Soluções de Sistemas de apoio à decisão gerencial nas áreas de Gestão da – Participação da População, Patrimônio, Educação e Saúde, dentre outros.

SIG COMEC – Sistema Integrado de Monitoramento e Fiscalização do uso e ocupação do solo das Áreas de Mananciais da Região Metropolitana de Curitiba – Projeto BRID

País:
Brasil
Local: REGIÃO Metropolitana de Curitiba, Paraná.
Data do início: 28/02/2002
Data do término: 28/12/2002

Nome do Contratante: COMEC – COORDENAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA.
Nome das Empresas de Consultoria associadas, se houve: Consórcio GAIA – Gestão Ambiental e Informática Aplicada

Descrição narrativa do Projeto: Coordenação dos Serviços de Criação de Metodologia de Monitoramento de Uso e Ocupação do Solo, através de indicadores relativos a densidade, infraestrutura e impermeabilidade do solo; Planejamento participativo envolvendo 12 munícipios da região metropolitana de Curitiba, agentes públicos e segmentos organizados da população; Solução automatizada em ambiente se sistema de informações geográfica e geoprocessamento utilizando recursos de sensoriamento remoto, roteamentos ótimos e demais funcionalidades; Captação de Agentes Públicos e Privados; Organização de Workshops.
Assessoria Técnica na elaboração e implementação da estruturação de um banco de dados georreferenciado, diagnóstico sócio ambiental com ênfase em recursos hídricos superficiais prognóstico socioambiental, proposição de ações corretivas treinamento e capacitação técnica.

Descrição dos serviços efetivamente prestados pelo pessoal da empresa dentro do projeto:
• Diagnóstico Institucional;
• Avaliação do Modelo de Monitoramento proposto;
• Modelo do Processo de Fiscalização;
• Instruções para a montagem dos Núcleos Gestores;
• Detalhamento dos relatórios de avaliação;
• Proposições de orientação dos procedimentos administrativos;
• Análises e instruções dos procedimentos jurídicos e legais;
• Fluxos de Informações;
• Manual de Fiscalização das Áreas de Mananciais da RMC;
• Operacionalização do Plano de Fiscalização;
• Programação do Seminário sobre SIGPROM;
• Programação do treinamento para fiscais e técnicos;
• Avaliação dos resultados obtidos com o treinamento;
• Simulação do Processo de Monitoramento;
• Simulação de processo de fiscalização;
• Instruções para a montagem do programa de divulgação.
• Criação do Sistema de Informações Geográficas para a Região Metropolitana de Curitiba;
• Sistema de controle institucional de processos com projetos lógico e físico;
• Arquivos digitais com ocupações irregulares;
• Digitalização de 1000 processos;
• Visualização dos dados do IBGE;
• Construção da Base de dados das leis de uso e ocupação do solo;
• Sistema de controle e gerenciamento dos processos de parcelamento integrado ao SIG;
• Treinamento ArcView;
• Carga de dados no ambiente SDE (Spatial Data Engineering).

Criação do SIG de Guaratuba – PR
País:
Brasil
Local: PR, Guaratuba
Data do início: 06/05/2011
Data do término: 11/07/2011

Nome do Contratante: PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARATUBA
Nome das Empresas de Consultoria associadas: Tese Tecnologia

Descrição narrativa do Projeto: Coordenação e Desenvolvimento e implementação de Informações Geográficas municipal (SIG) e fornecimento de capacitação técnica.
Desenvolvimento de insumos legais e procedimentos legais que visem a regularização das propriedades urbanas e a melhoria do desempenho da administração municipal através da universalização tributária municipal da gestão ambiental urbana.
População estimada (2020, IBGE.) do município: Hab. 37.527
Área do Município: 1.326,670 Km²

Descrição dos serviços efetivamente prestados pelo pessoal da empresa dentro do projeto:
• Universalização da tributação com vistas a modernização é otimização da arrecadação tributária com inteligência geográfica e de atualização automatizada;
• Monitoramento das ações legais através da criação do sistema inteligente em ambiente SIG, que permite fornecer informações atualizadas associadas a valores cotados para fixar a faixa alodial das áreas de marinha;
• Criação de metodologia é critérios para tributar o bairro de Piçarras;
• Identificação das discrepâncias existentes complementação da base geográfica atualizada;
• Construção da planta genérica de valores (PGV) com levantamento de campo e demais procedimentos legais de técnicos;
• Desenvolvimento de metodologia que incorpore a atualização inteligente em um ambiente SIG;
• Criação de temas para elaboração da PGV sendo obrigatório os seguintes temas: Equipamentos urbanos, infraestrutura, zoneamento do uso e ocupação do solo, serviços, pesquisa de valores do Solo;
• Construção da planta de zonas homogêneas;
• Sistemática de atualização em ambiente SIG;
• Levantamento em campo da infraestrutura existente;

 Tecnologia: a TESE executou para a cidade de Belo Horizonte que recebe em torno de 1000 consultas dia sobre a propriedade urbana territorial. Foram vetorizados todos os loteamentos urbanos em padronização de 55 layers específicos. A seguir foi criado um sistema Extrator que transforma os dados obtidos nos arquivos vetoriais em tabelas armazenadas em Banco de Dados ORACLE que informam o usuário.

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