A Geografia de Mercado integra o Marketing e as ações Empresariais, aumentando a eficiência das decisões e o número de acertos, a partir da incorporação de critérios locacionais de seu negócio, ou seja, definindo o que fazer onde.

Para tanto são criados os Sistemas de Geografia de Mercado, como o ambiente de apoio à tomada de decisões. Incorporam a geografia de forma inteligente, utilizando técnicas de geoprocessamento que permitem análises geográficas integradas a Banco de Dados alfanuméricos, que armazenam as características da distribuição de suas atividades.

Os objetivos estabelecidos pelo Planejamento Estratégico da Empresa poderão mais facilmente ser atingidos, se baseados em um SGM.
O SGM, em função de sua natureza aberta e parametrizável, cria o ambiente adequado para apoiar as tomadas de decisões gerenciais. Suas características e escopo estão diretamente relacionados com as variáveis do negócio da empresa.

Desenvolve-se um produto que objetiva apoiar as decisões gerenciais das empresas e, em especial do Gerenciamento das atividades comerciais e de Marketing. Abaixo o mapeamento de uma rede de negócios.

SINERGIA
A Sinergia entre a rede de negócios ou de empresas permite uma visão estratégica do negócio com três objetivos básicos:
– aumento da competitividade;
– capacitação técnica;
– promoção e descentralização.

A identificação de áreas mais dinâmicas compostas por um conjunto de municípios e a localização da concorrência permite localizar nichos de negócios a partir de indicadores pertinentes. Neste sentido é possível aumentar a competitividade, estabelecer programas de capacitação técnica, a promoção e a descentralização da empresa.

PROMOÇÃO
A partir das análises espacializadas das Estatísticas de Mercado, é possível estabelecer Plano de Desenvolvimento de Negócios ou de gerenciamento a partir das seguintes análises:
– Participação de mercado por município, estado, região, etc. (atacado e varejo);
– Participação de mercado por – Concessão (atacado e varejo);
– Vendas por município;
– Ranking de vendas por região.

A Promoção define as condições das operadoras e os espaços existentes no mercado e seu nível de atendimento.

WhatsApp
Enviar via WhatsApp