Produtos - Sistemas de Gestão

Sistemas de Gestão de Planos Diretores Municipais

Tão importante quanto o Plano Diretor é o Sistema de Gestão para sua implementação. Ele trata da sistematização da participação da população, através do uso de um Sistema de Ouvidoria.

Automação dos Indicadores de Monitoramento dos Instrumentos gerados pelo Plano e sua base legal

O monitoramento e a gestão do Plano Diretor serão operacionalizados através de indicadores que permitem avaliar os resultados da aplicação dos instrumentos legais verificando progressivamente sua adequação ao ordenamento físico territorial e ao planejamento e desenvolvimento urbano, contido naqueles instrumentos.

Os elementos balisadores de tal adequação são a visão social dos mesmos em confronto com a visão de futuro do município. Alguns dos indicadores urbanísticos a serem monitorados, são:

  • Usos – Monitora-se os usos permitidos, permissíveis e proibidos, de acordo com o Plano Diretor, existentes em cada zona.
  • Coleta de Resíduos Sólidos – Monitora-se a abrangência do serviço de coleta no município.
  • Esgotamento Sanitário – Monitora-se a abrangência do serviço de coleta no município e o número de ligações. Frequentemente existe a rede, mas as ligações à mesma não são efetivadas.
  • Densidade – Monitora-se o número de unidades territoriais por zona.

Sistemas de Gestão de Bacias Hidrográficas

Os Sistemas de Gestão de Bacias Hidrográficas, consistituem na criação do Sistema de Informação Geográfica voltado ao diagnóstico-prognóstico Ambiental da Bacia Hidrográfica, através da elaboração de projetos para implantação de medidas corretivas das desconformidades ambientais.

Compreende o levantamento da documentação existente, classificação e projetos do SIG, integração com sistemas especialistas de análise, coletas de campo através de GPS, produção das bases cartográficas e interoperabilidade com ambientes computacionais SIG e BD.